
GESTÃO DA CONSTRUÇÃO
​
​
​
​
​
​
Planejamento
O primeiro passo para criar um planejamento eficaz é o completo entendimento doprojeto. É necessário se debruçar sobre ele e fazer uma série de questionamentos:
-
Qual é o objetivo da obra?
-
Quais serão os maiores desafios?
-
Onde estarão os maiores gargalos?
-
Em alguma dessas etapas será melhor terceirizar um serviço?
-
Quais são os maiores/melhores fornecedores?
-
Quais serão os custos da obra?
-
Com quais prazos você terá que trabalhar?
-
Qual é a qualificação ideal dos profissionais daquela obra?
A partir dessas perguntas, você deverá elaborar um plano de trabalho que seja capaz de mitigar ou minimizar todos os problemas identificados durante o brainstorm anterior.
Todos os envolvidos na obra precisam saber qual é o grande objetivo a ser alcançado, qual o seu papel nessa conquista e como a sua empresa vai direcionar a solução para esse objetivo.
​
Gestão de pessoas
A começar pela grande oferta de profissionais no mercado com qualificação abaixo do esperado, a engenharia civil tem encontrado muitos entraves relacionados aos recursos humanos.
Outro problema tem afetado principalmente as pequenas e médias empresas, uma vez que os profissionais mais qualificados e destacados são rapidamente captados pelas companhias de grande porte, que oferecem salários e benefíciosmuitas vezes mais atraentes.
Uma forma de essas empresas driblarem tal empecilho é estabelecer um bom plano de carreira, que mostre ao candidato as possibilidades de crescimento dentro da empresa. Lembre-se sempre de que o salário não deverá ser a única forma de atração. Ele deverá saber que a importância e a responsabilidade dele dentro da empresa crescerão de acordo com o mérito.
​
Gestão de obras
De todos os profissionais, a equipe de gestão de obras talvez seja a que necessita de maior vivência no setor e entendimento dos processos de cada etapa do projeto, pois serão esses profissionais quem devem resolver os problemas que aparecem no dia a dia das obras e que, muitas vezes, são imprevisíveis.
Deverão estar atentos a cada detalhe: onde a obra está perdendo produtividade, qual material está sendo mais gasto, se a qualidade está conforme os padrõesplanejados, etc.
A Gestão Construção Civil é o processo de planejamento, execução e controle do processo construtivo, desde o seu início até à sua conclusão, atingindo o objetivo final num certo prazo, com um certo custo e através da mobilização de recursos humanos e de materiais de construção.
Os três pilares básicos da Gestão da Construção Civil são:
​
OBRAS POR ADMINISTRAÇÃO
A “obra a preço de custo” é um sistema de construção por administração bastante disseminado entre empreendimentos imobiliários de pequeno e médio porte. Nele, os proprietários das unidades são os donos do negócio, cabendo à construtora a administração do empreendimento.
​
Neste mecanismo, o valor total da taxa de administração é fixado no início da obra, calculado com base no orçamento preliminar da construção e simplesmente reajustado por um índice da construção civil (CUB), assim como o próprio orçamento da obra.
​
Ao contrário do que ocorre nas incorporações imobiliárias, neste sistema há menos um intermediário no negócio, eliminando os juros de financiamento e o lucro do incorporador, gerando uma otimização substancial de custo, diminuindo o valor do investimento.
OBRAS POR EMPREITO
Simples, mas eficaz, o contrato por empreitada é um dos modelos mais utilizados na construção civil em obras de diferentes portes, seja por empreiteiros com empresa estabelecida, seja por profissionais autônomos, como pedreiros.
​
É um modelo em que o empreiteiro, sem qualquer subordinação, mas mediante remuneração, é contratado para realizar um trabalho para o dono da obra, com ou sem o fornecimento de material. A empreitada distingue-se da prestação de serviços por seu objetivo.
​
Enquanto na prestação de serviços o foco da contratação é a atividade em si, na empreitada o objetivo é o resultado final, ou seja, a obra concluída.